terça-feira, 8 de abril de 2014




VIRTUDES POSSÍVEIS - GENEROSIDADE

"A generosidade é o antídoto contra a mesquinharia natural de todos nós. É a virtude do desapego galante, que vai além do dever. Mais calorosa e suave que sua irmã – a justiça –, ela é também uma virtude alegre, de alma leve, que beneficia acima de tudo quem a pratica. E é também uma expressão máxima do livre-arbítrio: pois a generosidade, afinal, é uma escolha." 



Muitas das frases e conceitos à respeito da generosidade esta é uma das que me chamaram atenção, dentre muitas das questões no convívio do ser humano estão aquelas que eles carregam dentro de si mesmos, são aquelas que estão como que encrustadas no caráter do ser, no poder de influenciar suas decisões e atitudes.
A generosidade é como que um remédio que age diretamente na ação contra os piores sentimentos e atitudes que possam estar no coração dos homens: a mesquinharia é uma delas, e procurando o significado desta palavra percebi que ela está ligada diretamente à palavra infelicidade, este ato de reter pra si o que poderia abençoar o próximo torna o ser humano não mais rico, mas pobre de si mesmo e por assim dizer um infeliz.
O ato de desapegar se com a elegância de perceber que as coisas não estão na dimensão do dever (obrigatoriedade), nem de troca (moeda de recompensa) e tão menos de aparecer mas de fazer justiça (sua irmã mais velha). Sim a justiça é aquela ação de amor em equilíbrio onde  se manifesta sempre que a generosidade põe suas mangas de fora e nos ensina sobre a real forma de se viver. 
"Pois nunca deu de si, sem dar de si mesmo"
E por ser uma virtude alegre de uma alma leve nos indica tão simplesmente que ser feliz é também ser para o próximo, que ser feliz é também ser uma unidade com o próximo, isto torna a raça uma imensa comunidade onde cada um é pelo bem comum e para a glória de Deus.
E é também um benefício de resposta ao próprio ser, quem dá, dá de si mesmo e recebe a melhor parte, pois quando abençoamos somos mais abençoados ainda.
A expressão máxima que existe no universo e nos seres humanos está baseada numa escolha pelo bem, pelo amor, pela paz e pela justiça que nos traz também a expressão do que é Deus, e sua missão para o bem da humanidade que corre na contramão da avareza, da mesquinhez, da infelicidade, da soberba, da arrogância, da intolerância, da ignorância. A generosidade passa pelo que Deus é, aterriza nos seres humanos de boa vontade e pousa sobre a humanidade que aprende que ser solidário é também ser um sol diário na vida do próximo, porque isto sim é uma virtude possível.



       

        Carlos Eduardo © 

 TeᎾlᎾgia dᎾ  Reή ✽ 
   




  


Nenhum comentário:

Postar um comentário